Todas as histórias

"Cartas de voz"

Karolina Adomavičiūtė
Estudante de enfermagem na Universidade de Vilnius
VENCEDORA
2020
, 
Lituânia

Durante a pandemia, a comunicação oral entre pacientes e enfermeiros decaiu por causa do grande risco de infecções. Diversas vezes os pacientes apertavam o botão de chamada pela falta de atenção, comunicação ou suporte; e isso se tornou mais aparente devido às restrições de visitantes externos. 

Para os enfermeiros, isso representa uma situação particularmente estressante na qual eles fornecem auxílio, informações não relacionadas à saúde do paciente e ainda por cima, o trabalho de procedimento e documentação que deve coincidir com a chamada. 

Minha ideia é facilitar a comunicação entre paciente e enfermeiro(a,e) e com outros profissionais da saúde, enquanto evita-se o risco potencial de infecção com o contato presencial. Mensagens de voz fazem parte da nossa vida moderna e facilitam muito a nossa comunicação. 

Eu gostaria de propor uma ideia similar nas unidades de saúde. Nem sempre é necessário que uma enfermeira visite o paciente. Talvez o paciente gostaria de solicitar um serviço ou informação que não seja particularmente urgente. Com "Cartas de Voz", o paciente poderá mandar mensagens de voz para a central de enfermagem, onde o time poderá receber e documentar o pedido. 

As enfermeiras(os/es) seriam capazes de avaliar a urgência da mensagem e preparar uma resposta de acordo. Acredito que essa forma de comunicação seria mais útil do que o botão de chamada, pois muitas vezes não está claro se o pedido é urgente ou não.